Os cuidados de higiene estão diretamente ligados à saúde e bem-estar do seu bebé. Desde a muda da fralda ao banho, aqui poderá encontrar resposta a algumas das dúvidas mais comuns, como colocar uma fralda sem apertar o bebé ou virar tranquilamente um recém-nascido no banho.
Menu Saúde e Bem Estar
O banho é sempre um momento especial. Talvez no princípio o bebé não aprecie o contacto com a água e a mãe se sinta demasiado nervosa.
Mas aos poucos encontrarão a tranquilidade e o carinho para saborear estes momentos inesquecíveis.
Aqui ficam alguns conselhos para a ajudar na preparação do banho do bebé:
- Aqueça o espaço e evite correntes de ar.
- Prepare, antes de mais, a roupa lavada, fraldas limpas e os produtos que usa para cuidar do bebé.
- Ponha a água na banheira e teste a temperatura com o seu cotovelo ou use um termómetro. Tenha à mão o gel de banho, a esponja e a toalha com capuz para enrolar e secar o bebé no fim.
- Dispa o bebé rapidamente. Se a fralda tiver cocó, limpe bem o rabinho para não sujar a água do banho.
- Coloque o bebé na banheira e segure-o bem para não escorregar.
- Com a mão livre, comece por lavar o rosto, sem usar sabão. Depois a cabeça, com o produto escolhido. Por fim, o resto do corpo.
- Retire o bebé da água e envolva-o na toalha. Seque-o cuidadosamente sem esfregar a pele. Não esqueça o umbigo, os órgãos genitais e as preguinhas de pele que acumulam humidade facilmente.
- Vista o bebé com roupas macias e confortáveis.
Antes do 4º mês os bebés não rebolam pelo que, em princípio, não caem. Mas o melhor é prevenir e habituar-se desde logo a mudá-lo e a vesti-lo num local amplo e seguro como a sua cama ou um trocador.
Antes de começar, certifique-se de que tem à mão tudo o que necessita. Não deixe o bebé sozinho para ir buscar algo de que se esqueceu. Para evitar quedas, é preferível levá-lo consigo.
Normalmente o bebé usará uma camada de roupa a mais do que você. Se ainda assim tiver dúvidas, verifique se tem as pernas ou os braços frios, caso em que deve agasalhá-lo um pouco mais. Prefira as peças de roupa abertas, que facilitam a muda para si e para o bebé.
A mudança frequente da fralda ajuda a evitar assaduras e outras complicações provocadas pela ação da urina e das fezes sobre a delicada pele do bebé.
Troque a fralda do bebé a cada duas ou três micções e sempre que o bebé fizer cocó. Os recém-nascidos necessitam de mudar a fralda cerca de 8 ou 9 vezes por dia.
Antes de começar, lave as mãos e verifique se tem tudo o que precisa. Abra a fralda e, levantando os pés do bebé, retire-a com a mão livre. Limpe o rabinho e a zona genital cuidadosamente com toalhetes ou compressas e água morna.
Proteja a pele com creme para evitar a assadura ou o eritema da fralda. Não se esqueça de voltar a lavar as mãos no fim.
Ver também:
Os olhos, os ouvidos e o nariz
- Limpe os olhos do bebé, de fora para dentro, com uma compressa embebida em soro fisiológico.
Limpe um olho de cada vez, com uma compressa limpa para cada um. - Limpe apenas a parte externa do ouvido usando uma compressa macia. Nunca utilize cotonetes.
- Limpe as secreções do nariz com um aspirador nasal e hidrate a mucosa com soro fisiológico.
As unhas
- Se o bebé tiver as unhas muito compridas, pode cortá-las com uma tesoura de pontas redondas. Embora moles, as unhas do bebé crescem muito e podem arranhá-lo.
Sempre que mudar a fralda ao bebé, desinfete o coto umbilical com uma compressa embebida em álcool a 70º.
Mantê-lo sempre limpo e seco é a melhor forma de evitar infeções.