Os cuidados de higiene estão diretamente ligados à saúde e bem-estar do seu bebé. Desde a muda da fralda ao banho, aqui poderá encontrar resposta a algumas das dúvidas mais comuns, como colocar uma fralda sem apertar o bebé ou virar tranquilamente um recém-nascido no banho.

Antes de falarmos de conselhos ou dicas, há algo que os pais devem interiorizar à partida: o bebé precisa de aprender a adormecer sozinho. Esta é a base para desenvolver hábitos de sono saudáveis.

Ao princípio, a maioria dos recém-nascidos dorme até 20 horas por dia, acordando apenas para satisfazer a fome. Não acostume o seu filho ao silêncio total ou ele certamente acordará ao mais pequeno ruído.

Depois, aos poucos, estabeleça rotinas que o bebé comece a associar ao sono e ao descanso. Experimente diversas soluções até descobrir o que resulta com o seu bebé. Neste processo, é essencial paciência, carinho e firmeza.

Deixamos algumas ideias para criar hábitos para um sono reparador para toda a família:

  • Ajude o bebé a distinguir a noite do dia
    Durante o dia, abra as janelas, deixe entrar a luz e mantenha os ruídos habituais da casa. Ao alimentar o bebé fale e brinque com ele. À noite, não acenda as luzes, fale em sussurro se necessitar e não estimule o bebé.
  • Não acorde o bebé com sono agitado
    Ao contrário dos adultos, o bebé adormece numa fase de sono leve. O corpo está relaxado, mas o bebé pode fazer caretas, gemer, chorar, abrir os olhos, etc. Não significa que tenha um sonho mau, esteja com cólicas ou a sofrer com alguma coisa. A seguir vem uma fase de sono lento e calmo. Estes ciclos alternam ao longo da noite. Para criar um padrão de sono saudável, não devem ser interrompidos.
  • Enquanto dorme, o bebé cresce e desenvolve a inteligência
    Nas fases de sono lento, o bebé secreta hormona de crescimento. Nas fases de sono leve, o bebé desenvolve a memória e a aprendizagem. Não é necessário acordar um bebé saudável para comer. O ideal é que seja ele mesmo a encontrar o seu ritmo, alternando entre os momentos de saciar a fome e os tempos de sono.

Nota

  • As primeiras semanas são as mais exigentes. A família tem de se ajustar ao ritmo do bebé e a mãe pode estar muito cansada. Mas, por volta dos 3 meses, o bebé já será capaz de dormir toda a noite e a família poderá recuperar o seu descanso.