Os cuidados de higiene estão diretamente ligados à saúde e bem-estar do seu bebé. Desde a muda da fralda ao banho, aqui poderá encontrar resposta a algumas das dúvidas mais comuns, como colocar uma fralda sem apertar o bebé ou virar tranquilamente um recém-nascido no banho.

Os bebés, como todas as pessoas, gostam de se sentir amados. Uma das formas de lho mostrar é através do toque. Pode ser um abraço, um beijo, pode ser um banho, ou uma massagem. 
O importante é que este momento especial é um tempo seu e do bebé. Viva-o com prazer e muito carinho. E deixe o seu bebé muito feliz e saudável.

As massagens trazem diversos benefícios ao bebé e aos pais. Antes de mais, porque proporcionam momentos de partilha em que se fortalecem os afetos. Além do mais, contribuem para relaxar o bebé, proporcionando-lhe uma sensação de bem-estar, e podem ajudar a melhorar o seu sistema imunitário.

As massagens podem ajudar na digestão e no alívio das cólicas. Podem ainda trazer melhorias para outros problemas, como a obstipação. A massagem contribui ainda para um sono tranquilo.

Prepare esta agradável experiência começando por aquecer o quarto, já que o bebé está despido. Faça 
a massagem meia hora após as refeições, de preferência num momento em que o bebé esteja calmo.

Dar colo, mimar e acariciar é tão indispensável como as vitaminas, os sais minerais e as proteínas para o desenvolvimento saudável do seu bebé. Todo o contacto visual, auditivo e físico, não só ajuda os pais e bebés a estabelecerem um elo de ligação, como também consegue reconfortar o bebé quando está incomodado. Fale com ele, cante-lhe, brinque ou faça-lhe uma massagem. Nós damos-lhe algumas dicas!

Veja também: