Os cuidados de higiene estão diretamente ligados à saúde e bem-estar do seu bebé. Desde a muda da fralda ao banho, aqui poderá encontrar resposta a algumas das dúvidas mais comuns, como colocar uma fralda sem apertar o bebé ou virar tranquilamente um recém-nascido no banho.

Quando o leite sobe, pode trazer consigo alguns problemas para o peito.

O aumento doloroso do volume ou a ingurgitação são os mais vulgares. Dê o peito com frequência ao bebé para que assim o possa esvaziar. Se a mamada for insuficiente para resolver o problema, recorra à ajuda do seu médico que a ensinará a extrair o leite manualmente.

Com perseverança, confiança e alguns conselhos básicos, será capaz de amamentar o seu bebé, com enormes vantagens para ambos.

  • Use um soutien próprio para a amamentação, adequado ao tamanho do seu peito, que proporciona  apoio e sustentação.
  • Não lave o peito com sabão para não ressecar a pele dos mamilos. Após o banho e depois de cada mamada, seque-os com cuidado e proteja-os com uma compressa limpa.
  • Se sentir algum desconforto como ardor persistente ou fissuras, aconselhe-se com o seu médico.

A amamentação é a melhor escolha para o bebé e para a mãe. Saiba porquê:

  • Benefícios para o bebé
    O leite materno é a dieta perfeita para o seu bebé. A sua fórmula tem a quantidade adequada de proteínas, hidratos de carbono, lípidos e minerais de que o bebé necessita para se desenvolver saudavelmente e é de fácil digestão, provocando menos problemas intestinais. Também reduz a possibilidade de o bebé sofrer de excesso de peso e não exige o consumo de mais líquidos. Os bebés alimentados ao peito sofrem menos alergias, intolerâncias alimentares e infeções bacterianas. O leite materno contém anticorpos que protegem naturalmente o bebé de algumas doenças. Por fim, a amamentação permite aproximar a mãe do bebé, gerando sentimentos de segurança e proteção que contribuem para um melhor desenvolvimento psicológico do bebé.
  • Benefícios para a mãe
    A amamentação permitirá à mãe desfrutar de momentos únicos junto do seu bebé e ajudá-la-á igualmente a recuperar a forma física mais rapidamente. O leite materno está sempre pronto a oferecer ao bebé, à temperatura ideal, sem exigir preparações e cuidados de maior. Liberta a mãe para sair com o bebé, sem restrições relacionadas com a logística dos biberões. E, por último mas também importante, é mais económico.

Lembre-se:

  • Mantenha uma dieta equilibrada durante o período de amamentação;
  • Beba bastantes líquidos;
  • Não tome medicamentos sem indicação do médico, pois poderão passar para o bebé através do leite;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Não fume.